Prevenção do câncer de mama é a ação tomada para reduzir a chance de contrair a doença. Portanto, prevenir o câncer de mama significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a enfermidade. Medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
Além dos exames de rotina, a alimentação também é um fator essencial para evitar o desenvolvimento do câncer de mama. De acordo com especialistas, um estilo de vida saudável, rico em nutrientes, pode ajudar na prevenção da doença. A nutricionista Ana Salomon, do Centro Universitário de Brasília (Ceub), alerta que o cuidado diário na prevenção do câncer está ligado diretamente aos hábitos alimentares.
“Uma alimentação saudável, que inclui preparações à base de alimentos naturais e que contemple variedade e quantidade correta de frutas, verduras e legumes, além de cereais integrais, é fundamental para manter um estado nutricional adequado e prevenir vários tipos de doenças. Não só isso, o consumo de uma alimentação saudável garante um futuro saudável, com qualidade de vida”, explica a especialista.
Segundo o Metrópoles, alimentos ricos em fibras, a exemplo das frutas, legumes e verduras, e cereais integrais são essenciais na prevenção do câncer. Eles são compostos por vitaminas e minerais antioxidantes que protegem o corpo dos efeitos danosos dos fatores ambientais aos quais as mulheres estão expostas.
Cenoura, beterraba, aipo, nabo, vegetais verdes e folhosos são essenciais na prevenção do câncer. Vegetais crucíferos, ou seja, brócolis, repolho e agrião, também são bem-vindos na dieta. Cebola, alho e alho-poró compõem o cardápio com ainda mais nutrientes.
Blog do Valente, 15/10/2022