
Foram 35 dias de espera. A torcida do Bahia matou a saudade do time neste domingo (11) e gostou do que viu. Com uma equipe recheada de garotos e jogadores pouco aproveitados no elenco principal, o tricolor estreou no Campeonato Baiano diante do Jequié e venceu por 4×2 na Arena Fonte Nova, gols marcados por Jota, Ruan Pablo, duas vezes, e Fredi. Tiago Recife e Nael descontaram para os visitantes.
O JOGO
O Esquadrão entrou em campo com um grupo jovem, liderado por jogadores como Ruan Pablo, Kauê Furquim e Dell, que se destacam nas categorias de base do clube e em 2026 receberão mais rodagem. Além disso, outros mais rodados como João Paulo, Luiz Gustavo, Zé Guilherme e Jota também apareceram.
Não demorou muito para a rede ser balançada. Aos 6 minutos da primeira etapa, Dell tentou o chute e a bola sobrou limpa para Jota, da entrada da grande área, mandar forte no canto do goleiro André Lucas, que se esticou todo e não conseguiu alcançar.
O calor era tanto na Fonte Nova que o árbitro fez uma pausa técnica para os jogadores se refrescarem. E parece que deu resultado. Logo depois do descanso, o Bahia brocou outro gol. Pedrinho recebeu passe de Zé Guilherme na entrada da área e mandou uma bomba. O goleiro espalmou e Ruan Pablo, cheio de oportunismo, fez 2×1.
Antes do intervalo chegar, ainda deu tempo de marcar o terceiro e garantir um pouco mais de tranquilidade. Um dos melhores em campo, Jota achou em cruzamento, mas o centroavante bateu para a defesa parcial de André. Novamente Ruan Pablo estava bem posicionado e ampliou o placar, aos 41.
SEGUNDO TEMPO
Na volta da chuveirada, o Bahia tentou administrar a posse de bola. Enquanto isso, o Jequié foi pra cima para tentar diminuir o prejuízo. O duelo ficou aberto. Foram duas boas chances para os dois lados, mas o Jipão conseguiu apertar e voltou a deixar o jogo em aberto.
O técnico Rogério Ceni viu o perigo aumentar e promoveu mudanças. Entraram Erick, Rodrigo Nestor e David Martins nos lugares de Rezende, Jota e Pedrinho. Pouco tempo depois, Iago Borduchi entrou no lugar de Zé Guilherme.
Ruan Pablo seguiu dando trabalho e chegou a colocar uma bola na trave. Com intensidade, o garoto que tem uma multa de mais de R$ 1,2 bilhão para times do exterior era o mais lúcido em campo.
Depois do gol sofrido, o Esquadrão conseguiu acordar e equilibrar novamente a partida, fechando os espaços para o adversário. Kanu apareceu em campo para a saída de Marcos Victor.
Dali pra frente, o Bahia soube controlar bem e passou mais tempo com a bola no pé. Já nos acréscimos, em cobrança de escanteio, o zagueiro Fredi subiu mais que a defesa rival, testou bonito e fechou o placar em 4×2.
Correio/BA, 11/01/2026



