
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) fez uma denúncia contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a integrantes da Organização dos Estados Americanos (OEA). O encontro com membros da Organização, que tem como principal financiador o governo dos Estados Unidos, comandado atualmente por Donald Trump, ocorreu na última quinta-feira (13).
Segundo a coluna de Paulo Capelli do portal Metrópoles, a comitiva da OEA, que é liderada pelo advogado colombiano Pedro Vaca Villarreal, procurou o ex-presidente, em Brasília, após ouvir críticos do ministro do STF e o próprio magistrado.
Conversamos por cerca de 50 minutos. Ele [Pedro Vaca Villarreal] se mostrou interessado no que eu falava e disse que vai fazer um relatório sincero sobre o que está acontecendo aqui no Brasil”, disse Bolsonaro, que alega “perseguição política” a opositores do governo em inquéritos na Suprema Corte.
Villarreal é relator especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que faz parte da OEA, da qual o Brasil é membro junto com outros 33 países. A CIDH investiga denúncias feitas por Bolsonaro e parlamentares de oposição.
O tom dos relatórios é realmente impressionante. Temos que analisar isso com calma. Eles [STF] divulgaram um comunicado de imprensa sobre o encontro. Essa é a voz deles. Teremos a nossa mais tarde”, disse Villarreal.
Fonte: BNews, 17/02/2025