BAHIAcovid 19NOTÍCIAS

Diretora do Hospital Couto Maia alerta para aumento de ocupação de leitos para Covid-19

A médica infectologista e diretora do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes, afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (16), que a ocupação nos leitos de UTI adulto e pediátrico da unidade tem crescido nos últimos dias. Ceuci afirmou que as vagas para adultos tiveram um aumento na ocupação de “talvez 5%” nos últimos quatro dias, que não chega a ser preocupante. Ela reforçou, porém, que é preciso manter a atenção quanto ao avanço da Covid-19.

“Teve um aumento de ocupação de talvez 5% nos últimos 3, 4 dias, mas a gente espera que não seja uma tendência. Mas temos que ficar apreensivos mesmo, porque as pessoas estão liberando demais. Acho que Salvador é uma cidade em que as pessoas adotaram muito a máscara, mas usam de forma incorreta às vezes. Você vê as pessoas com máscara no queixo. Não adianta, ou você usa de forma correta, pra proteger o nariz e a boca, ou não usa”, alertou, acrescentando que o uso de máscara protege também contra outras doenças respiratórias.

Ainda segundo Ceuci, no caso da UTI pediátrica do Couto Maia, a ocupação chegou a 100% ontem (15), mas nem todos os registros em crianças estão ligados à Covid-19. Nas últimas semanas, a Bahia registrou um aumento de casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIMP), doença relacionada ao coronavírus.

“Nós passamos o pico da pandemia com a UTI pediátrica com ocupação muito baixa, em torno de 50, 60%. Nos últimos 15 dias, a gente teve um aumento desses casos. Mas são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, e se faz o diagnóstico diferencial com Covid-19. Temos atendido essas crianças, a UTI ontem estava 100% ocupada, mas a maioria não confirmou Covid. Apenas duas crianças estavam confirmadas, então outros vírus causam essa síndrome também”, disse.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Metro1, (16/10/2020)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 14 =

Botão Voltar ao topo