O Fantástico teve acesso a informações exclusivas sobre uma investigação que desvendou um grande esquema de fraude em vestibulares de medicina em todo o país. Cinco médicos e uma estudante do sétimo período de medicina foram presos nesta semana em três estados, suspeitos de integrarem uma organização criminosa. Eles recebiam dinheiro para fazer o vestibular no lugar de candidatos que pagavam pela fraude.
De acordo com a polícia, o esquema criminoso chegava a até R$ 120 mil e a busca por alunos era feita de boca em boca em cursinhos e colégios.
Essas pessoas conseguiam entrar para fazer a prova no lugar do candidato usando documentos falsos. Só que a quadrilha não contava com a segurança de algumas faculdades – em uma delas, uma das medidas era fotografar os candidatos antes de cada prova; em outra, capturar as impressões digitais.
Os alunos e pais que faziam parte do esquema também estão sendo investigados por estelionato e falsificação de documentos. Se condenados, podem pegar sete anos de prisão.
Fonte: G1, (06/09/2020)