
Milhares de manifestantes saíram às ruas de centenas de cidades no Brasil, na manhã deste sábado, 24, para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além de Salvador, sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda também organizaram em diversas capitais brasileiras como Rio de Janeiro, Recife, Belém, Palmas, Teresina, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, São Luís, João Pessoa, Boa Vista e Maceió. Em São Paulo e Brasília, as manifestações foram marcadas para a tarde de hoje.
Na Bahia, as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo confirmaram a realização de protestos em 21 cidades. Ao todo, a expectativa é que as manifestações aconteçam em 405 cidades brasileiras e em 17 países no mundo. Os atos foram registrados nos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantis.
Na cidade do Rio de Janeiro, manifestantes percorreram a Avenida Presidente Vargas, no Centro. A caminhada teve início nas proximidades do Monumento Zumbi dos Palmares, por volta das 10h e seguiu em direção à Candelária, trajeto de cerca de dois quilômetros.
O ato teve como principal foco o pedido de impeachment de Bolsonaro. Gritos de “Fora, genocida” marcaram o protesto. Os militares e os partidos do Centrão, que deve ganhar ainda espaço no governo com a nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil, também foram alvos dos manifestantes.
Fonte: Atarde, 24/07/2021