A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (20), 32 mandados de busca e apreensão nos municípios sergipanos de Carmópolis, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, além dos estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia. A ação faz parte da Operação Estroinas, que investiga fraudes de cerca de R$ 2,3 milhões do Sistema Único de Saúde (SUS) em nove procedimentos de dispensa de licitação realizados pela prefeitura de Carmópolis, através da Lei nº 13.979/2020, conhecida como a Lei do Coronavírus.
Também nesta manhã, o Ministério Público do Estado informou que a Justiça determinou o afastamento do prefeito da cidade, Beto Caju (Solidariedade), por desvios e fraudes em contratações com recursos públicos municipais durante a pandemia. A assessoria de comunicação do município de Carmópolis foi procurada pelo G1, mas ainda não havia se pronunciado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.
A investigação foi iniciada pela CGU, que desde o começo da pandemia, está monitorando a aplicação de recursos federais relacionados aos insumos e bens adquiridos para o combate a Covid-19 nos estados brasileiros.
Segundo a PF, entre as contratações há empresas fantasmas, com sócios laranjas; cotações dos preços dos bens, insumos e serviços fraudulentos; superfaturamento; alguns dos bens adquiridos para o enfrentamento da pandemia não foram utilizados; não houve critério para a definição da quantidade e da qualidade dos produtos que precisariam ser adquiridos; e parte dos produtos contratados não foi efetivamente forneci
As contratações envolvem a aquisição de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, toucas e aventais descartáveis; material de higiene; medicamentos; e serviços de instalação e locação de salas climatizadas na área externa do hospital municipal e de higienização de veículos e vias públicas. A desativação das salas está sendo investigada, já que isso feito às vésperas da operação.
Durante o cumprimento dos mandados, policias encontraram cerca de R$ 110 mil com um dos alvos em Aracaju.
Participam da ação 83 policiais federais e 6 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU/SE). Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Fonte: G1/BA, (20/08/2020)