Os baianos com veículos têm até o próximo dia 10 para pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10%. Quem perder o prazo, ainda pode garantir uma redução de 5% se pagar integralmente o imposto até o vencimento da primeira parcela
Segundo a Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz), este ano, os contribuintes vão pagar, em média, cerca de 3,2% a menos do que em 2020. A redução mais significativa é de 5% para os automóveis.
Quem preferir, ao invés de aproveitar o desconto, pode parcelar o débito em três vezes. Contudo, é preciso garantir o pagamento das parcelas antes do vencimento. O condutor que perder o prazo de pagamento da primeira cota perde também o direito ao parcelamento.
O pagamento pode ser feito em agências ou em caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, informando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Também é possível pagar por smartphones, nos aplicativos desses bancos.
De acordo com a Sefaz, a frota tributável da Bahia é de cerca de dois milhões de veículos, e o IPVA constitui a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Estado. O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.
Fonte: Metro1, 30/01/2021