Policiais rodoviários federais flagraram um caminhão com 30.110 quilos acima da capacidade permitida. O caso aconteceu na tarde deste domingo, 20, no Km 880 da BR 101, em Teixeira de Freitas, no sul do estado.
Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes realizavam fiscalização de trânsito quando perceberam o caminhão transportando chapas de mármore com volume aparentemente acima da capacidade. Ele viajava em velocidade reduzida e com pneus abaulados, característica de excesso de peso.
O conjunto (cavalo trator + semirreboques) foi conduzido para pesagem em balança, que apontou 89,96 toneladas (tara+lotação), apresentou 30,11 toneladas a mais que o permitido, visto que a capacidade máxima do veículo é de 60 toneladas.
Ainda segundo a PRF, o excesso verificado gerou uma multa gravíssima, referente a infração de trânsito. Acima de 1000 kg de excesso, a infração é punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado.
A multa aplicada ao condutor do veículo foi de quase 20 mil reais. Além disso, o motorista foi autuado também pela infração do artigo 231, por transitar com o veículo excedendo a Capacidade Máxima de Tração (CMT) acima de 1.000Kg. O caminhão só foi liberado após a retirada da mercadoria excedente.
Fonte: Atarde, (21/09/2020)