BRASILJUSTIÇANOTÍCIAS

Alexandre de Moraes (STF), se diz impedido de julgar pedido de Zé Trovão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarou impedido de julgar um pedido de soltura do líder caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão.

Moraes argumentou que, por ser o responsável pelo mandado de prisão do caminhoneiro, fica impedido de analisar o habeas corpus. O ministro é integrante da Primeira Turma do Supremo, que julga até a próxima segunda-feira, 13, o pedido de liberdade.

Além de Moraes, compõem o colegiado os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber.

Relator do caso, Barroso já defendeu que Zé Trovão continue preso. A ministra Rosa Weber seguiu o voto do relator. Logo, restam os votos de Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

No começo de setembro, Moraes determinou a prisão preventiva de Zé Trovão, às vésperas das manifestações do dia 7, ao acusá-lo de promover e incitar atos violentos contra o Congresso e o Supremo.

Foragido por quase dois meses, a maior parte do tempo no México, Zé Trovão se entregou às autoridades brasileiras no final outubro. Um dia depois do caminhoneiro estar sob custódia, sua defesa protocolou o pedido de soltura.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Atarde, 06/12/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − dois =

Botão Voltar ao topo