BRASILCORONAVÍRUSDESTAQUE

Amazonas já registrou mais mortes pela Covid-19 este ano que nos últimos 7 meses de 2020

O número de mortes por causa da Covid-19 no Amazonas nos primeiros 30 dias de janeiro já supera o total de óbitos da doença contabilizados nos últimos sete meses de 2020.

Segundo registros de óbitos oficiais feitos pelos cartórios, entre junho e dezembro de 2020, o estado contabilizou 1.586 mortes por covid-19. Somente nos primeiros 30 dias deste ano, esse número já chegou a 1.592 óbitos.

O número pode ainda crescer, já que os registros levam até 15 dias para serem incluídos no Portal da Transparência da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil).

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde também apontam para um crescente número de óbitos registrados este ano. Somente no sábado, 30, foram contabilizadas mais 225 novas mortes no estado, o que fez o total subir para 8.018 mortes pela doença desde o início da pandemia.

Nova variante

A explosão de casos e mortes pela doença pode ser explicado pela nova variante, a P.1, com origem no estado e que já responde por 91% das infecções registradas este ano, segundo estudo genômico de amostras de pacientes colhidas em janeiro.

Os cientistas ainda investigam, mas suspeitam que a nova variante além de maior transmissibilidade pode furar a imunidade de quem teve a doença por cepas diferentes. Pelo menos um caso foi confirmado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Atarde, 31/01/2021

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 13 =

Botão Voltar ao topo