O ex-presidente Lula vem a Salvador para tentar impulsionar a candidatura de major Denice Santiago (PT) à prefeitura. O BNews apurou que o partido ainda planeja o formato do evento por causa da pandemia do novo coronavírus.
Uma das alternativas é promover o encontro entre Lula e a candidata do governador Rui Costa da forma que foi produzido o evento da convenção partidária que oficializou o nome da policial militar na disputa: à distância e transmitido ao vivo.
O candidato à Presidência em 2018 Fernando Haddad e a ex-presidente Dilma Rousseff também devem vir à capital baiana participar da campanha.
A vinda de Lula pode contribuir para mudar o cenário de Denice, que aparece na pesquisa encomendada pelo jornal A Tarde a Potencial Pesquisa e divulgada nesta quinta-feira (24) com 7% no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Bruno Reis (DEM) lidera com 35%. Pastor Sargento Isidório (Avante) e Olívia Santana (PCdoB) aparecem empatados com 10%; ; Hilton Coelho (PSOL) e Bacelar (Pode) tem 3% cada. O candidato Cézar Leite (PRTB) tem 2% e Celsinho Cotrim (PROS) com 1%. Rodrigo Pereira do PCO não pontuou. 15% ainda não sabe em quem votar, 1% não quis responder, 3% votariam branco e 10% anulariam o voto.
No limite da margem de erro, os candidatos governistas Isidório, Olivia e Denice aparecem tecnicamente empatados.
Já na pesquisa espontânea – quando o entrevistado diz o nome que vem a cabeça – 44% afirmaram ainda não ter candidato. O vice-prefeito tem 21% das in- tenções de voto, Isidório com 6% e o prefeito ACM Neto (DEM), fiador da candidatura de Bruno, foi lembrado por 5%. Olívia e Denice têm 4%, cada uma. A deputada federal Lídice da Mata (PSB) apareceu com 2%. Leite, Bacelar, Hilton e Cotrim aparecem com 1%, cada um.
O nível de confiança da pesquisa é de 95% e margem de erro de 3,46 pontos percentuais. O tamanho da amostra foi de 800 entrevistas, realizadas no período de 16/09/2020 a 22/09/2020.
Fonte: BNews, (24/09/2020)