BAHIAJUSTIÇANOTÍCIAS

Vereadores têm mandatos cassados pela Justiça em Teixeira de Freitas/BA

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores Marcos Gomes Almeida, conhecido como “Marquinhos Gomes”, 44 anos, e Carmino Oliveira Santana, 62 anos, além dos suplentes Rogério Brito Mororó e Mateus Lopes Barbosa, todos do PDT. A decisão foi do juiz Roney Jorge Cunha Moreira, titular da 183ª Zona Eleitoral da Comarca de Teixeira de Freitas.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi proposta pelo 1º suplente de vereador Ariston Pinheiro da Costa (PSDB). A alegação é que o diretório municipal do PDT não teria respeitado o percentual mínimo das vagas destinadas a candidatas do sexo feminino, o que vai de encontro com a conformidade com o que estabelece a lei eleitoral. Sendo assim, a Justiça determinou a anulação dos votos recebidos pelos candidatos do PDT no sistema proporcional das Eleições Municipais de 2020.

Os parlamentares vão permanecer nos cargos até o trânsito em julgado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Caso se confirme a decisão do juiz de primeiro grau na instância superior, bem como ocorra a recontagem de votos entram nas vagas Ariston Pinheiro do PSDB e Adriano Souza do PC do B.

O PDT ressalta que respeita e aplica a política de cotas para as mulheres, como ocorreu na eleição estadual de 2022. O partido ainda condena de forma veemente qualquer ação, mesmo que de filiados, para burlar essa ou qualquer outra regulamentação da Justiça Eleitoral.
Atarde, 18/05/2023
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 5 =

Botão Voltar ao topo