DESTAQUEMUNDOPOLÍTICA

Rei Charles 3º promete servir com ‘lealdade e amor’ em primeiro discurso como monarca

O rei Charles 3º prometeu servir a seus súditos com “respeito, lealdade e amor” em seu primeiro pronunciamento à nação como o novo monarca do Reino Unido, nesta sexta-feira (9), no Palácio de Buckingham, em Londres. A rainha Elizabeth 2ª morreu na última quinta-feira (8), em Balmoral, na Escócia, depois de 70 anos à frente do trono britânico.

No discurso, o soberano destacou que o reinado de sua mãe foi marcado por “carinho, admiração e respeito”. “Como todos os membros da minha família podem testemunhar, ela combinou essas qualidades com cordialidade, humor e uma capacidade infalível de sempre ver o melhor nas pessoas.”

“A rainha Elizabeth 2ª prometeu dedicar sua vida ao serviço de seu povo em seu aniversário de 21 anos, em 1947. Isso foi mais do que uma promessa: foi um profundo compromisso pessoal que definiu toda a sua vida. […] Hoje, renovo a todos vocês essa promessa”, concluiu.

Ele lembrou que há 70 anos, quando sua mãe assumiu o trono britânico, “o mundo estava lidando com as privações e os choques do pós 2ª Guerra Mundial, vivendo nas convenções dos tempos passados”. Mas também ressaltou que “o papel e os deveres da monarquia se mantêm”.

O rei ainda anunciou que seu herdeiro, o príncipe William, assumirá os títulos escoceses. “Ele me sucede como Duque da Cornualha e assume as responsabilidades pelo Ducado da Cornualha, que assumi há mais de cinco décadas. […] Hoje, tenho orgulho de torná-lo Príncipe de Gales”. Ele aproveitou para “expressar amor” ao seu filho Harry e sua nora Meghan.

“Em nome de toda a minha família, só posso oferecer os mais sinceros agradecimentos pelas condolências e apoio”, continuou. “E para minha querida mamãe, quando começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que serviu tão diligentemente por todos esses anos.”

O rei Charles 3º chegou a Londres nesta sexta-feira (9) por volta das 13h40 no horário local (9h40, no horário de Brasília). Ele e a rainha consorte Camilla foram recebidos por uma grande multidão no Palácio de Buckingham.
Ele será proclamado rei oficialmente neste sábado (10) durante uma reunião do Conselho de Sucessão prevista para ocorrer em Londres, conforme informou a realeza.

O conselho se reunirá às 10h (6h, no horário de Brasília) no Palácio St. James, e a proclamação será lida de uma sacada da residência para o público uma hora depois; em seguida, haverá outros atos em todas as nações que integram o Reino Unido.

Fonte: R7, 09/09/2022

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 4 =

Botão Voltar ao topo