O holandês Max Verstappen, de 24 anos, se sagrou campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira neste domingo, 12, após vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi, o último da temporada de 2021, de forma dramática, na última volta, em que ultrapassou seu rival Lewis Hamilton.
O piloto da Red Bull venceu sua 10ª corrida nesta temporada e terminou o Mundial à frente do heptacampeão mundial Hamilton. O título dos construtores ficou com a Mercedes e o terceiro lugar no pódio neste domingo no circuito de Yas Marino foi ocupado pelo espanhol da Ferrari, Carlos Sainz.
Verstappen comemorou como nunca após a conquista do título. “É uma loucura, finalmente tive sorte, quero reviver isso com esta equipe pelos próximos dez ou quinze anos”, disparou ele, eufórico.
Apesar de abatido, Hamilton parabenizou o novo campeão: “Em primeiro lugar, parabéns a Max e sua equipe. Ele fez um trabalho fantástico este ano”, destacou Hamilton, que se disse “orgulhoso” de sua equipe.
A corrida e o Mundial foram decididos em um cenário digno de cinema, com os dois rivais empatados por pontos (369,5) antes da prova.
A corrida e o Mundial foram decididos em um cenário digno de cinema, com os dois rivais empatados por pontos (369,5) antes da prova.
Nessas condições, a equação era simples: o piloto que obtivesse uma melhor colocação conquistaria o título.
Todos acreditaram quase até o fim que o campeão seria Hamilton, autor de uma melhor largada e líder na maior parte da corrida.
Verstappen foi rápido em tentar recuperar a liderança da corrida, embora o tenha feito com uma manobra ousada na Curva 6.
Os carros dos dois pilotos chegaram a se tocar, forçando Hamilton a cortar pela chicane para voltar à pista, para a fúria do holandês.
Fonte: Atarde, 12/12/2021