O senador Jaques Wagner (PT) e o Partido dos Trabalhadores anunciaram que foram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir providências contra as suspeitas, sem provas, levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro a respeito da lisura do processo eleitoral no Brasil.
Na esteira do presidente Donald Trump, que também questiona o resultado eleitoral nos Estados Unidos, o brasileiro afirmou ter indícios de que sua própria eleição à presidência da República foi fraudada. Contudo, nenhuma prova foi apresentada.
“A minha foi fraudada. Eu tenho indício de fraude na minha eleição. Era pra ter ganho no primeiro turno. Ninguém reclamou que foi votar no 13 e que a maquininha não respondia”, declarou Bolsonaro em uma conversa com apoiadores registrada em um vídeo que circula nas redes sociais.
Wagner afirma que, com declarações infundadas, Bolsonaro ameaça a legitimidade do próximo pleito presidencial. “Acionei, junto ao PT, o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério Público Federal para que adotem providências contra as manifestações reiteradas do presidente sobre fraude no primeiro turno das eleições de 2018 e as ameaças que promove em relação ao pleito de 2022”, declarou o petista baiano, nas redes sociais.
“Mesmo sem apresentar qualquer indício sobre o que chama de fraude eleitoral, Bolsonaro continua dando declarações graves, que precisam ser apuradas. Suas falas colocam em dúvida a própria Democracia brasileira, em sua forma mais pura de expressão: o voto popular”, completou.
Fonte: BNews, 07/01/2021